Um conceito de limiar pode ser considerado como semelhante a um
portal, abrindo um caminho novo e anteriormente inacessíveis de pensar sobre
algo. Ele representa uma forma transformada de entendimento, ou interpretação,
ou visualizar algo sem o qual o aluno não pode progredir. Como consequência de
compreender um conceito limite não pode, assim, ser uma visão transformada
interna do assunto, paisagem assunto, ou mesmo visão de mundo.
Esta transformação pode ser súbito ou pode ser adiada por um
período considerável de tempo, com a transição para a compreensão provar
problemático. Tal visão transformada ou paisagem pode representar como as
pessoas "pensam" numa disciplina em particular, ou como elas
percebem, apreendem, ou experimentam fenómenos particulares ( ou mais gerais)
dentro de uma disciplina ". (Meyer and Land, 2003)
Um conceito de limiar é susceptível de ser: Transformador, em que,
uma vez compreendido, o seu efeito potencial sobre a aprendizagem dos alunos e
comportamento, é ocasionar uma mudança significativa na percepção de um tema,
ou parte do mesmo.
Provavelmente irreversível, a mudança de perspectiva ocasionada pela aquisição de um conceito de limiar é improvável de ser esquecido, ou venham a ser desaprendida apenas por um esforço considerável.
Provavelmente irreversível, a mudança de perspectiva ocasionada pela aquisição de um conceito de limiar é improvável de ser esquecido, ou venham a ser desaprendida apenas por um esforço considerável.
Possivelmente, muitas vezes (embora não necessariamente sempre) delimitada em que qualquer espaço conceptual terá fronteiras terminais, na fronteira com limiares em novas áreas conceituais
Potencialmente (e possivelmente inerentemente) problemático será os conceitos limiares, podem muitas vezes revelar-se uma problemática ou "problemático" e liminar para os alunos. O estado liminar é o ponto em que muitos alunos podem 'ficar presos'.
conceitos exemplo :
número complexo, limite (matemática)
Significação (estudos literários e culturais)
custo de oportunidade (economia)
Modos de avaliação, que poderiam identificar fontes de dificuldade conceptual, no ponto e hora em que eles são experientes, poderiam ser usados para oferecer formas votos de apoio ao aluno.
Podemos afastar-se de regimes de avaliação tradicionais em que um estudante pode produzir a resposta "certa", mantendo equívocos fundamentais.
FONTES:
- SOUTHERN UNIVERSITY – EAST LISMORE - AUSTRALIA
http://scu.edu.au/teachinglearning/index.php/93
- Threshold Concepts in Practice (2016) Edited by Ray Land, Jan H. F. Meyer |
Texto com problemas de redação que retira impacto à mensagem que se quer passar. Os conceitos fundacionais são muito importantes na aprendizagem. Na realidade, deveria ser nestes que a planificação do trabalho deveria ancorar-se.
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