sábado, 15 de outubro de 2016

Educação Ambiental e a Geografia


Educação Ambiental não significa apenas ensinar e aprender o ambiente. As questões ambientais são bastante complexas e fazem parte do conjunto de desafios contemporâneos, e cabe a cada um de nós o papel fundamental de contribuir para a mitigação dos problemas ambientais. Dentro deste contexto a Educação Ambiental é reconhecida como uma peça-chave para a construção de um desenvolvimento sustentável. O conceito de Educação Ambiental tem vindo a evoluir ao longo do tempo, passando de uma visão apenas naturalista e antropocêntrica para um conceito muito mais alargado e abrangente, envolvendo outras dimensões para além da ecologia.

Um dos grandes desafios que se coloca ao cidadão do século XXI consiste na preservação do ambiente, sendo cada vez mais assumida a necessidade de salvaguarda da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável. A nível internacional, estas preocupações tiveram eco nas múltiplas cimeiras  que têm vindo a realizar-se das quais resultaram importantes resoluções, nem sempre cumpridas, tais como: a Convenção sobre Mudanças Climáticas, a Convenção sobre a Diversidade Biológica, o que tem contribuído para a identificação de problemas e para o desenvolvimento de uma consciência ambiental cada vez mais abrangente.

O objectivo da Educação Ambiental para a sustentabilidade consiste na promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais actuais. Para o efeito, pretende-se que os alunos aprendam a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente, para formular e debater argumentos, para sustentar posições e opções, capacidades fundamentais para a participação activa na tomada de decisões fundamentadas, numa sociedade democrática, face aos efeitos das actividades humanas sobre o ambiente. Com o principal objectivo de promover a adopção de comportamentos e atitudes ambientalmente sustentáveis. Assim, Educação ambiental significa elaborar projectos, fazer acções, definir soluções, num esforço conjunto e convergente em que toda a sociedade é, sem excepção, responsável. 

Educação ambiental é um processo de educação responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que procurem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a temática de forma holística, ou seja, abordando os seus aspectos económicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos. Dessa forma, ela não deve ser confundida com ecologia, sendo, esta, apenas um dos inúmeros aspectos relacionados à questão ambiental. A Geografia Ambiental dedica-se ao estudo dos efeitos das acções do homem sobre o ambiente terrestre, estuda mudanças climáticas globais, aumento do nível dos oceanos, desflorestação, processos de desertificação, poluição dos rios, lagos e, entre outros efeitos no ambiente.

No caso específico do ensino da Geografia, a Educação Ambiental tem sido apresentada e debatida a partir do olhar sobre as questões sociais, políticas, económicas e culturais, levando em consideração a realidade actual e a urgência da sensibilização e formação de uma consciência sensível à garantia da sobrevivência da humanidade. Deste modo, verifica-se que na Geografia Escolar os trabalhos de Educação Ambiental têm sido desenvolvidos de diversas formas: por meio de projectos que visam à conservação, formas de evitar o desperdício, na manutenção da limpeza e de higiene do espaço escolar e da comunidade de forma geral; como também em aulas, através da explicação de conteúdos relacionados com o ambiente, leituras e análises de textos, análise de documentários, exercícios escritos e da realização de actividades prácticas; e extra-curriculares, através da realização de saídas de campo, visitas de estudo,entre outras.

Concluindo, a disciplina possibilita que os alunos reflictam sobre a "educação ambiental",para que as mudanças ocorram e, através dela, a transformação do aluno na sua forma de pensar e agir sobre o ambiente.





Referência Bibliográfica

Baseado em: Aigner, Carlos Henrique de Oliveira (2002) Alfabetização em geografia e educação ambiental : contribuição a cidadania em escolas voltadas à educação popular

3 comentários:

  1. Concordo plenamente! O desenvolvimento de projetos tem sido cada vez mais benéfico para a aprendizagem e consciencialização da importância do ambiente para os alunos.

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  2. A educação ambiental é um tema extremante importante e deve ser trabalhado sempre na geografia, pois com as alterações climáticas é um tema sempre em pertinente e na geografia pode-se abordar questões mais complexas sobre tais aspectos.
    Trabalhar com esse tema de uma forma interdisciplinar pode ser muito vantajoso também para a aprendizagem do aluno, trabalhando de forma mais ampla com o tema, como na disciplina de ciências ou biologia.

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  3. Post interessante e adequado aos objetivos que presidiram ao uso dos blogs como elemento de avaliação da UC de Didática da Geografia. O ambiente é uma de muitas dimensões para as quais a educação geográfica pode fornecer contributos interessantes.

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