sábado, 22 de outubro de 2016

Aula Transmissiva vs Aula Construtiva

As salas de aula construtivistas devem proporcionar um ambiente onde os estudantes confrontam-se com problemas cheios de significado porque estão vinculados ao contexto de sua vida real. Resolvendo estes problemas, os estudantes são encorajados a explorar possibilidades, inventar soluções alternativas, colaborar com outros estudantes ou especialistas externos), tentar novas ideias e hipóteses, revisar seus pensamentos e finalmente apresentar a melhor solução que eles puderam encontrar. Esta abordagem contrasta com as salas de aula behavioristas, onde os estudantes estão passivamente envolvidos em receber toda a informação necessária a partir do professor e do livro texto. Ao invés de inventar soluções e construir o conhecimento durante este processos, os estudantes são ensinados a procurar a "resposta certa" segundo o método do professor. Segundo esta ideia, os estudantes não precisam nem verificar se o método usado na solução dos problemas tem sentido.

Características das Salas de Aula Tradicional versus Construtivista

Sala de aula Tradicional
Sala de aula Construtivista
O currículo é apresentado das partes para o todo, com ênfase nas habilidades básicas
O currículo é apresentado do todo para as partes, com ênfase nos conceitos gerais
O seguimento rigoroso do currículo pré-estabelecido é altamente valorizado
A procura das respostas às questões levantadas pelos alunos é altamente valorizada
As actividades curriculares baseiam-se fundamentalmente em livros texto e de exercícios.
As actividades baseiam-se em fontes primárias de dados e materiais 
manipuláveis.
Os estudantes são vistos como "tábulas rasas" sobre as quais a informação é impressa.
Os estudantes são vistos como pensadores com teorias emergentes sobre o mundo
Os professores geralmente comportam-se de uma maneira didácticamente adequada, disseminando informações aos estudantes
[ "Um sábio sobre o palco"]
Os professores geralmente comportam-se 
de maneira interactiva, mediante o 
 ambiente criado pelos estudantes.
["Um guia ao lado"]
O professor procura as respostas correctas para validar a aprendizagem
O professor procura ir ao encontro dos pontos de vista dos estudantes para 
 entender seus conceitos presentes 
para usá-los nas aulas seguintes.
Avaliação da aprendizagem é vista como separada do ensino e ocorre, quase que totalmente, através de testes
Avaliação da aprendizagem está 
interligada ao ensino e ocorre através da observação do professor sobre o trabalho 
dos estudantes
Estudantes trabalham fundamentalmente sozinhos
Estudantes trabalham fundamentalmente 
em grupos
jogos_matematicos.jpg (350×260)
Escola+Tradicional+2.jpg (291×173)










BROOKS e BROOKS (apud DOWLING, 1995)


1 comentário:

  1. Boa síntese dos dois paradigmas educacionais de conceber o processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderEliminar