As salas de aula construtivistas devem proporcionar um ambiente onde os estudantes confrontam-se com problemas cheios de significado porque estão vinculados ao contexto de sua vida real. Resolvendo estes problemas, os estudantes são encorajados a explorar possibilidades, inventar soluções alternativas, colaborar com outros estudantes ou especialistas externos), tentar novas ideias e hipóteses, revisar seus pensamentos e finalmente apresentar a melhor solução que eles puderam encontrar. Esta abordagem contrasta com as salas de aula behavioristas, onde os estudantes estão passivamente envolvidos em receber toda a informação necessária a partir do professor e do livro texto. Ao invés de inventar soluções e construir o conhecimento durante este processos, os estudantes são ensinados a procurar a "resposta certa" segundo o método do professor. Segundo esta ideia, os estudantes não precisam nem verificar se o método usado na solução dos problemas tem sentido.
Características das Salas de Aula Tradicional versus Construtivista
Sala de aula Tradicional
|
Sala de aula Construtivista
|
O currículo é apresentado das partes para o todo, com ênfase nas habilidades básicas
|
O currículo é apresentado do todo para as partes, com ênfase nos conceitos gerais
|
O seguimento rigoroso do currículo pré-estabelecido é altamente valorizado
|
A procura das respostas às questões levantadas pelos alunos é altamente valorizada
|
As actividades curriculares baseiam-se fundamentalmente em livros texto e de exercícios.
|
As actividades baseiam-se em fontes primárias de dados e materiais
manipuláveis.
|
Os estudantes são vistos como "tábulas rasas" sobre as quais a informação é impressa.
|
Os estudantes são vistos como pensadores com teorias emergentes sobre o mundo
|
Os professores geralmente comportam-se de uma maneira didácticamente adequada, disseminando informações aos estudantes
[ "Um sábio sobre o palco"]
|
Os professores geralmente comportam-se
de maneira interactiva, mediante o
ambiente criado pelos estudantes.
["Um guia ao lado"]
|
O professor procura as respostas correctas para validar a aprendizagem
|
O professor procura ir ao encontro dos pontos de vista dos estudantes para
entender seus conceitos presentes
para usá-los nas aulas seguintes.
|
Avaliação da aprendizagem é vista como separada do ensino e ocorre, quase que totalmente, através de testes
|
Avaliação da aprendizagem está
interligada ao ensino e ocorre através da observação do professor sobre o trabalho
dos estudantes
|
Estudantes trabalham fundamentalmente sozinhos
|
Estudantes trabalham fundamentalmente
em grupos
|
|
![Escola+Tradicional+2.jpg (291×173)](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHYTE9_IlxXu2-MYTr8JSGsdm_l8H9Tjk_3lo0qzIpkyWuVTAWf5GN3sSnnI81qWrWK9m7AywG0MRHnN4wsEqQPT9V0o9_QDkdlTV3NbWPQy-CdnNnWmkzC3f7RE5xu2O-JlorUZC2n7Y/s200/Escola+Tradicional+2.jpg)
BROOKS e BROOKS (apud DOWLING, 1995)
Boa síntese dos dois paradigmas educacionais de conceber o processo de ensino-aprendizagem.
ResponderEliminar