sábado, 8 de outubro de 2016

A Disciplina Geografia


O ensino de geografia nos primeiros anos de contacto com a vida escolar , fornece um conjunto de ferramentas  para que uma criança consiga aperceber-se do seu lugar, uma dessas ferramentas poderá ser a apreensão da paisagem que ela pode observar. Aprender a  relacionar-se socialmente com outras pessoas de diferentes faixas etárias, ampliando a noção de espaço. A procura  da organização das suas experiências e expectativas para com o território em que vive, será futuramente importante no seu processo de crescimento intelectual.

O estudo da geografia proporciona um nível de conhecimento sobre o lugar em que se vive, sendo possível fazer relações com outros lugares, pois os indivíduos ( “crianças”),  convivem com diferentes ambientes (familiar e escolar), questionam e apresentam suas próprias concepções sobre o seu espaço, natureza e a sociedade.

A disciplina Geografia, será a mais adequada, para se abordar conceitos de espaço, lugar, paisagem, território e dar a conhecer o seu significado. 

Os livros são também parte essencial no ensino da geografia , pois apresentam, além de informações precisas, imagens para leitura e exploração. Os mapas com representação de cidades e/ou países,ou outras temáticas que se pretenda abordar . Esses recursos podem ser usados em diferentes situações na sala de aula ou em ambientes abertos (por meio de desenhos e representações do real), assim como na organização destes recursos com ferramentas tecnológicas.

Partindo do pressuposto que a criança precisa aprender a ler, é levado em conta de que a leitura é antes de tudo, um objecto de ensino, é preciso ser sentido do ponto de vista do aluno. É preciso garantir condições para que as crianças aprendam os significados das palavras e das imagens. A linguagem por imagens e por desenhos é uma forma de comunicação que pode ser estimulada desde os primeiros anos de escola.

A imagem podem ser uma ferramenta fundamental para comunicar uma mensagem, e pode completar o sentido do texto verbal ou escrito, estimulando o estudante a activar o conhecimento prévio, mesmo que no nível do senso comum.


1 comentário:

  1. Não poderia estar mais de acordo, lá que a geografia tem potencial não tenho dúvidas, se os professores conseguem mobilizar o mesmo isso já é outra coisa, pois poucos estão disponíveis para alterar as suas práticas.

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