O ensino de geografia nos primeiros anos
de contacto com a vida escolar , fornece um conjunto de ferramentas para que uma criança consiga aperceber-se do
seu lugar, uma dessas ferramentas poderá ser a apreensão da paisagem que ela
pode observar. Aprender a relacionar-se
socialmente com outras pessoas de diferentes faixas etárias, ampliando a noção
de espaço. A procura da organização das
suas experiências e expectativas para com o território em que vive, será
futuramente importante no seu processo de crescimento intelectual.
O estudo da geografia proporciona um
nível de conhecimento sobre o lugar em que se vive, sendo possível fazer
relações com outros lugares, pois os indivíduos ( “crianças”), convivem com diferentes ambientes (familiar e
escolar), questionam e apresentam suas próprias concepções sobre o seu espaço, natureza
e a sociedade.
A disciplina Geografia, será a mais
adequada, para se abordar conceitos de espaço, lugar, paisagem, território e
dar a conhecer o seu significado.
Os livros são também parte essencial no
ensino da geografia , pois apresentam, além de informações precisas, imagens
para leitura e exploração. Os mapas com representação de cidades e/ou países,ou
outras temáticas que se pretenda abordar . Esses recursos podem ser usados em
diferentes situações na sala de aula ou em ambientes abertos (por meio de desenhos
e representações do real), assim como na organização destes recursos com
ferramentas tecnológicas.
Partindo do pressuposto que a criança
precisa aprender a ler, é levado em conta de que a leitura é antes de tudo, um
objecto de ensino, é preciso ser sentido do ponto de vista do aluno. É preciso
garantir condições para que as crianças aprendam os significados das palavras e
das imagens. A linguagem por imagens e por desenhos é uma forma de comunicação
que pode ser estimulada desde os primeiros anos de escola.
A imagem podem ser uma ferramenta
fundamental para comunicar uma mensagem, e pode completar o sentido do texto
verbal ou escrito, estimulando o estudante a activar o conhecimento prévio,
mesmo que no nível do senso comum.
Não poderia estar mais de acordo, lá que a geografia tem potencial não tenho dúvidas, se os professores conseguem mobilizar o mesmo isso já é outra coisa, pois poucos estão disponíveis para alterar as suas práticas.
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