A Internet e as novas tecnologias trazem novos desafios pedagógicos para
as universidades e escolas. Os professores, precisam aprender a gerir vários
espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O primeiro
espaço é o de uma nova sala de aula equipada e com actividades diferentes, que integra-se
com laboratórios ou salas ligadas em rede, para desenvolver actividades de
pesquisa e de domínio técnico-pedagógico. Estas actividades ampliam a
distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem ligados à Internet e complementam-se
com espaços e tempos de experimentação, de conhecimento da realidade, de
inserção em ambientes profissionais e informais
No contexto da educação, os computadores podem contribuir para
qualificar a aprendizagem. Para tal, é preciso conhecer os recursos existentes,
e propostas pedagógicas consistentes para a sua incorporação nos processos de uma
aula.
O computador, por si só,
não muda os processos educacionais, mas faz com que haja necessidade de uma
reflexão ampla por parte dos professores sobre as suas possibilidades, através
das ferramentas de comunicação, das fontes de pesquisa, da multimédia, dos
jogos educacionais, dos simuladores, que podem contribuir para a construção de
ambientes mais ricos e interativos para ensinar e aprender.
Deste modo, o professor deve estar actualizado e, conscientemente, deve escolher as
tecnologias mais adequadas e a utilizar nos projetcos educativos, compreendendo o
conhecimento cada vez mais como um processo contínuo de construção
colaborativa, do qual o professor funciona como orientador. Com alunos motivados
e activos, os resultados da aprendizagem tenderão a ser mais duradouros.
Uma das ferramentas mais conhecidas é o Google Earth. As
imagens ficam armazendas na internet e é
preciso uma boa ligação para navegar pelo mundo utilizando o Google Earth. A
cada dia, um maior número de locais tem imagens na rede, e a resolução dessas
imagens também tem melhorado. Diversas pessoas utilizam esse programa para
visitar e explorar regiões distantes, marcando a localização dos locais que
procuram, para compartilhar e retornar a esses pontos de forma facilitada. Assim
estas ferramentas funcionam como uma boa opção para trabalhar temas que abordem
os conceitos de espaço, território, bairros, lugares e regiões como no caso do
ensino da geografia.
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