Através deste artigo, a National Geographic Society, mostra-nos algumas
ideias ou actividades, que se podem utilizar numa aula de geografia, ou que
ajudam incorporar a geografia em qualquer sala de aula ou disciplina.
Uma das actividades é a Criação de mapas de quebra-cabeças, os alunos podem
colorir um mapa de um continente , usando cores diferentes para cada país. Em
seguida, os alunos colam o mapa num pedaço de cartão e cortam ao longo dos
limites de um país. A actividade é realizada em grupo,e os alunos resolvem o
quebra-cabeça em equipa.
Ajudar o ambiente, pode ser uma actividade a desenvolver, os alunos
elaboram uma lista com os problemas que afectam o ambiente , por exemplo,
poluição, gestão da água, recolha do lixo. De seguida realiza-se uma segunda
lista das soluções que os alunos, pensam que podem resultar, e das actividades
que eles realizam para proteger o ambiente. Depois comparam-se as listas que
resultaram da actividade anterior, e para finalizar pede-se aos alunos que
discutam quais actividades são mais prejudiciais ou mais favoráveis para a
protecção do ambiente. Depois destes processo, os alunos podem sugerir formas
ou actividades, que possam levar as populações, a mudar o seu comportamento e
melhorar o ambiente que as rodeia.
Também se pode dividir, os alunos em pequenos grupos. Atribuir a cada grupo
um país. Depois, peça a cada grupo que escolha um desastre natural que possa
afectar realisticamente as pessoas naquele país. Que características físicas do
país podem influenciar o desastre? Que características humanas do local podem
afectar a capacidade do governo de responder ao desastre?
Outra actividade, pode ser a reflexão das notícias do mundo de um jornal
diário e seleccionar as cidades que estão nas notícias e localiza-las num mapa.
Esta actividade pode ser feita em pequenos grupos de alunos, estes pesquisam e
apresentem as suas descobertas sobre as maneiras pelas quais as duas cidades
poderão estar ligadas. Por exemplo, as cidades podem estar ligadas por rotas de
migrações, padrões climáticos, preocupações económicas, sistemas de comunicação
ou redes de transporte.
Fonte: http://www.nationalgeographic.org/idea/geography-rich-classroom/
Ideia muito interessante que não tenho dúvidas pode fazer a diferença na educação geográfica.
ResponderEliminar