domingo, 22 de janeiro de 2017

Aula de Geografia - National Geographic Society


Através deste artigo, a National Geographic Society, mostra-nos algumas ideias ou actividades, que se podem utilizar numa aula de geografia, ou que ajudam incorporar a geografia em qualquer sala de aula ou disciplina.

Uma das actividades é a Criação de mapas de quebra-cabeças, os alunos podem colorir um mapa de um continente , usando cores diferentes para cada país. Em seguida, os alunos colam o mapa num pedaço de cartão e cortam ao longo dos limites de um país. A actividade é realizada em grupo,e os alunos resolvem o quebra-cabeça em equipa.

Ajudar o ambiente, pode ser uma actividade a desenvolver, os alunos elaboram uma lista com os problemas que afectam o ambiente , por exemplo, poluição, gestão da água, recolha do lixo. De seguida realiza-se uma segunda lista das soluções que os alunos, pensam que podem resultar, e das actividades que eles realizam para proteger o ambiente. Depois comparam-se as listas que resultaram da actividade anterior, e para finalizar pede-se aos alunos que discutam quais actividades são mais prejudiciais ou mais favoráveis para a protecção do ambiente. Depois destes processo, os alunos podem sugerir formas ou actividades, que possam levar as populações, a mudar o seu comportamento e melhorar o ambiente que as rodeia.

Também se pode dividir, os alunos em pequenos grupos. Atribuir a cada grupo um país. Depois, peça a cada grupo que escolha um desastre natural que possa afectar realisticamente as pessoas naquele país. Que características físicas do país podem influenciar o desastre? Que características humanas do local podem afectar a capacidade do governo de responder ao desastre?

Outra actividade, pode ser a reflexão das notícias do mundo de um jornal diário e seleccionar as cidades que estão nas notícias e localiza-las num mapa. Esta actividade pode ser feita em pequenos grupos de alunos, estes pesquisam e apresentem as suas descobertas sobre as maneiras pelas quais as duas cidades poderão estar ligadas. Por exemplo, as cidades podem estar ligadas por rotas de migrações, padrões climáticos, preocupações económicas, sistemas de comunicação ou redes de transporte.




Fonte: http://www.nationalgeographic.org/idea/geography-rich-classroom/

1 comentário:

  1. Ideia muito interessante que não tenho dúvidas pode fazer a diferença na educação geográfica.

    ResponderEliminar