sábado, 19 de novembro de 2016

Estádios de Desenvolvimento - Jean Piaget



Estádios de desenvolvimento e construção do pensamento segundo Piaget

A inteligência é um produto da atividade da criança com o meio e a sua construção envolve um caminho único para todos os seres humanos, em qualquer momento histórico, de acordo com Piaget, segundo Dolle (2005), Kamii (2003), Lourenço (2002), Piaget e Inhelder (1997). 
O desenvolvimento percorre quatro estádios sendo a sua ordem de sucessão de aquisições sempre constante. Para o mesmo autor, o desenvolvimento percorre a seguinte ordem: 

• Estádio Sensório – Motor (0-2 anos) 
• Estádio Pré-Operatório (2-7 anos)   
• Estádio Operações Concretas (7-12 anos)
• Estádio da Inteligência Formal (a partir dos 12 anos)

Esta ordem não pode ser invertida nem alternada pois, cada estádio possui uma estrutura que o caracteriza e que se torna parte integrante do estádio seguinte.
Nos estádios sensório motor e pré-operatório, a construção do conhecimento é feita através do jogo. Nestes estádios, o conhecimento físico e o conhecimento lógico-matemático estão indiferenciados mas, o aspeto físico é mais dominante, uma vez que, a criança é influenciada pela perceção e aspeto físico da realidade.

No entanto, a dissociação entre os aspetos físicos e os aspetos lógicomatemáticos inicia-se no estádio operações concretas em que, as estruturas lógicomatemáticas se tornam, gradualmente, a base de todo o conhecimento construído em que, os novos dados dos objetos são encaixados nas estruturas existentes. A partir daí, a criança começa a compreender e a organizar o seu mundo através dessa base, diminuindo a ação exercida sobre os objetos. Ainda no estádio referido surge a reversibilidade do pensamento, isto é, é possível à criança avançar e recuar pois, o pensamento torna-se mais maleável embora, se mantenha, ligado ao concreto. Nesta fase, a criança tem a capacidade de classificar, seriar e enumerar.

O estágio da Inteligência formal, aproximadamente dos 11 ou 12 anos de idade em diante, envolve operações mentais sobre abstrações e símbolos que podem não ter formas concretas ou físicas. Além do mais, as crianças começam a compreender algumas coisas que elas mesmas não tinham experimentado diretamente. Durante o estágio de operações concretas, elas começam a ser capazes de ver a perspectiva dos outros, se a perspectiva alternativa pode ser manipulada concretamente. Por exemplo, elas podem imaginar como outra criança pode ver uma cena (por exemplo, a pintura de uma cidade) quando sentam em lados opostos de uma mesa onde a cena é exibida. Durante as operações formais, entretanto, finalmente elas são completamente capazes de adotar outras perspectivas além das suas próprias, mesmo quando não estão trabalhando com objetos concretos. Além disso, no estágio de operações formais, as pessoas procuram intencionalmente criar uma representação mental sistemática das situações com as quais se deparam.
















Fontes :  Pinto, Ana Filipa. A Matemática na sala dos 4 anos: Diferentes contextos da aprendizagem da matemática.2013.
              Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich
              TREVISO, Vanessa Cristina. As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar. 2013. 73 f. 
              Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013

           

2 comentários:

  1. De acordo com a teoria piagetiana, individualmente não se constroem conhecimentos científicos, quando o sujeito coloca suas ideias no mesmo plano das ideias dos outros, numa perspectiva de confrontação ele está apto para o progresso cognitivo. Além de considerar esses aspectos, ao tentar traçar uma linha de ensino construtivista, ele também considera muito importante considerar a interação social entre os alunos e entre alunos e professor para a construção de conhecimentos.

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  2. Boa síntese da teoria de Piaget com interesse para os professores e educadores.

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